terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

TPI encerra Cordel Itinerante com atividades em Teixeira de Freitas

 
Teixeira de Freitas foi o palco das últimas atividades do projeto Cordel Itinerante – Circulação do Teatro Popular de Ilhéus. Nos últimos dias 30 e 31, o grupo ilheense esteve na cidade do extremo-sul baiano, onde realizou duas apresentações da comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito e ministrou oficina sobre seu processo criativo. “O projeto foi uma oportunidade de troca de experiências muito rica. Em cada lugar por onde passamos, deixamos um pouco da nossa história e levamos muitas outras conosco”, avalia o diretor Romualdo Lisboa.

As apresentações do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) aconteceram no Centro de Cultura de Teixeira de Freitas. Na primeira noite, ao saber que o grupo era de terras grapiúnas, o poeta Antônio Rebouças aproveitou a oportunidade para declamar seu poema sobre Itabuna. As duas noites de encenação da sátira em cordel contaram com grande envolvimento do público teixeirense, que se despediu dos artistas com aplausos fervorosos.

A oficina sobre o processo criativo do Teatro Popular de Ilhéus foi ministrada na tarde de sábado (31), no Campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Participaram atores experientes, amadores e interessados no fazer teatral. Os artistas falaram sobre a história do grupo e o processo que os levaram a desenvolver a técnica do mondrongo, que é a deformação do corpo para representar as distorções de caráter. Ao final, os participantes montaram pequenas cenas a partir das discussões.

O estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFSB, Adriano Duarte, revelou que a oficina de teatro oferecida pelo TPI foi a primeira do gênero que participou. Ele disse que experiência o incentivou a desenvolver novas atividades culturais. O ator Rodrigo Camilo, que já conhecia o trabalho do Teatro Popular de Ilhéus, ficou empolgado ao conhecer as técnicas do grupo. “Assisti Sganarello – o corno imaginário quando era criança e, depois, não consegui dormir, encantado com o que tinha visto”, relatou.


Além de Teixeira de Freitas, o projeto Cordel Itinerante – Circulação do Teatro Popular de Ilhéus passou por Itabuna e Valença. As ações foram patrocinadas pelo Edital Setorial de Teatro do Fundo de Cultura da Bahia. As últimas atividades contaram com apoio da Pró-reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis) da UFSB e da Prefeitura de Teixeira de Freitas, através do Departamento de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário